País: Brasil | Estado: Rio Grande do Sul | Cidade: Bento Gonçalves | Região: Sul
Localizada a 130 quilômetros de Porto Alegre, Bento Gonçalves integra a lista de parada obrigatória de quem conhece a deslumbrante Serra Gaúcha. Entre vales e montanhas, esta cidade é marcada pelos vinhedos, vinícolas, cooperativas tradicionais da região, temperatura amena e um verdadeiro caminho de hortênsias azuis nas estradas.
Em Bento Gonçalves praticamente tudo está baseado no vinho, bebida trazida à região durante acolonização italiana. Dois bons exemplos disso são o pórtico no formato de barril e a Igreja São Bento, imitando um tonel. Perto dali há uma verdadeira rota de famosas vinícolas como aAurora, a Miolo e a Salton. Quase todas fazem diariamente um passeio apresentando o funcionamento das fábricas e suas adegas subterrâneas com milhares de garrafas.
A melhor parte deste tour, porém, fica por conta da degustação de vinhos e champanhes. Aproveite e tire todas as suas dúvidas, principalmente quanto aos acompanhamentos destas bebidas. Caso você não beba, há sempre um delicioso suco de uva te aguardando. O café colonial (uma completa refeição matinal), os queijos e os pinhões fazem sucesso na gastronomia. Já os restaurantes, fortemente influenciados pela cozinha italiana, apresentam nos cardápios diversas opções de galetos, massas, sopas, embutidos e polentas.
Reserve espaço nas malas para as garrafas de vinho. Mas se não couber tudo, relaxe. As vinícolas e lojas especializadas no assunto fornecem caixas resistentes. Mas Bento Gonçalvesnão vive apenas de derivados da uva. Roupas de inverno, botas e tapetes feitos a partir do couro da vaca lotam as vitrines das lojas durante o ano todo.
País: Brasil | Estado: Rio Grande do Sul | Cidade: Gramado | Região: Sul
Quem desembarca em Gramado tem a impressão de estar numa cidade germânica, pois os gaúchos mantiveram toda a estrutura e arquitetura construídas pelos alemães colonizadores. Hoje, Gramado e toda a região Sul são desenvolvidos e admirados culturalmente. As festas, tradições e os costumes permanecem vivos e preservados.
A cada passo, nesse pedacinho da Europa perdido no Brasil, é possível sentir a natureza, visualizar a originalidade das colônias e se encantar. Na cidade gaúcha, as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza, especialmente durante o inverno rigoroso, que chega a marcar temperaturas abaixo de 10º C, com expectativa de neve.
E para atrair cada vez mais turistas, a cidade permanece ligada nas tendências, sem deixar de lado as tradições gaúchas. A principal avenida, a Borges de Medeiros, é uma prova disso. Ao longo dela estão localizados alguns dos principais pontos turísticos do centrinho, onde há muito que se comprar e se apreciar.
A começar pelos pratos típicos de Gramado, que trazem o preparo de animais de caça, como faisão, javali e perdiz, muito saborosos quando acompanhados pela famosa polenta italiana com queijo parmesão ralado. Depois da refeição, nada melhor que a sobremesa. É aí que as casas de chá, os cafés coloniais e os deliciosos chocolates podem ser apontados como principais atrativos locais. Destaque ainda para a fondue, servida nas versões queijo; bourguignone, de filé frito; mix de frango e carne; chinoise, de filé cozido; e camarão ao molho branco.
Embora pequena, a cidade de Gramado é atrevida o bastante para se reinventar, inclusive na moda, carregada de elegância. Aproximadamente são mais de mil pontos comerciais concentrados nas duas maiores avenidas da cidade: Borges de Medeiros e a Avenida das Hortênsias. A característica artesanal está presente nos blusões coloridos, cardigãs, gorros e mantas. Artigos de couro, móveis, artesanato em madeira, tecido, metal, a cerâmica e o vidro também são procurados.
País: Brasil | Estado: Rio Grande do Sul | Cidade: Canela | Região: Sul
A pequena Canela não tem a badalação da sua vizinha, Gramado, mas reúne belezas naturais em uma atmosfera europeia que compõem o cenário do Sul do Brasil. São muitas as atrações, tanto para os aventureiros quanto aos que querem apenas contemplar. Algumas delas aliam as duas tribos, como a Cascata do Caracol, no parque de mesmo nome. Seus 130 metros de queda podem ser apreciados durante o passeio de teleférico ou na caminhada até a escadaria de aproximadamente 900 degraus. Mas se você busca diversão, o Alpen Park garante um roteiro agitado, composto por montanhas-russas, tirolesa, arvorismo, rapel, área infantil, Cinema 4D ejogos interativos em 5D.
Caso visite Canela no inverno, especialmente no mês de junho, fique atento à programação doFestival Internacional de Teatro de Bonecos - além dos espetáculos fechados, há apresentações gratuitas em espaços públicos. A Catedral de Pedra também é imperdível. De estilo gótico, a igreja matriz da cidade constitui um dos principais pontos turísticos canelenses. Conserva belos vitrais, piso em basalto, esculturas, um carrilhão de doze sinos de bronze, entre outras belezas.
A gastronomia em Canela traz boas opções de cozinhas internacionais, como italiana e alemã, além dos tradicionais cafés coloniais. Na volta da Cascata do Caracol, não deixe de saborear oapfelstrudel do Castelinho Caracol - deliciosa, a torta servida com creme de nata ou sorvete, acompanhada de chá de maçã, complementa a estada no município. O Empório Canela propõe algo interessante: promover encontros, oferecendo café, refeições, livros e artesanato. Se você busca cervejas artesanais, vá ao Pier 704, decorado à base de madeira de demolição somada a peças de antiquário. Já no Restaurante República do Fondue do Xico, sugere-se a sequência de fondues tradicionais.
Na hora de levar aquela lembrança da viagem, percorra a Avenida Oswaldo Aranha, onde se concentram lojinhas de artesanato, chocolates, roupas, acessórios de inverno e artigos de decoração. Na Flâmmi Mundo das Velas você compra desses artigos artesanais preparados na hora. Se a busca é por algo mais fino, Da Fazenda Queijos e Vinhos e a Vinícola Jolimont são os lugares certos.