Lugares Incríveisna AustráliaTweed Valley
À somente 1 hora e 20 minutos de carro de Brisbane, e logo após passar a Gold Coast, o Tweed Valley é um espetáculo para a vista. Essa área simplesmente consegue a proeza de fundir paisagens rurais de cinema, com praias de tirar o fôlego. Tudo isso em uma extensão de 60 km de litoral por uns 20 km em direção ao interior. Saindo da Gold Coast, o trajeto leva somente 40 minutos por excelente estrada. Para quem vem de Sydney, infelizmente o Tweed Valley é muitas vezes ignorado, pois a tendência é o motorista parar em Byron Bay, e depois esticar a viagem de 1 hora direto até a Gold Coast. Para os que passaram direto, saiba no entanto que todo o circuito pode se feito em apenas um dia à partir da Gold Coast, com direito a picnic, banhos de cachoeiras, vistas belíssimas, cidadezinhas apaixonantes, e um bom mergulho ou surf no mar no final.
Uma gigantesca erupção vulcânica ocorrida à milhões de anos atrás originou o vale, que tem o formato de anel, com paredões e escarpas de mais de 1000 metros de altura. No centro, onde era a cratera principal, sobrou somente um pico, o Mt. Warning (foto), batizado pelo Capitão Cook, por ser facilmente visto do mar e prevenir embarcações quanto à proximidade da costa. Hoje, como um vulcão morto, o pico e arredores foram transformados em parque nacional com muita vegetação, córregos, e vida selvagem. Pode-se subir os 1156 metros do Mt. Warning, e com tempo bom, avistar Byron Bay a 50 Km de distância, além de toda a costa até a Gold Coast. Mas atenção, recomendamos a subida somente para pessoas em excelente forma física, pois os últimos 50 metros são de matar velho e assustar criancinha. Nossa equipe, subiu uns 400 metros, e devido ao perigo eminente de morte prematura por exaustão, tomou a sábia decisão de não continuar. Pessoas que subiram, descreveram vistas impressionantes lá de cima (bem como sobre os últimos 50 metros), porém ficaram no Caravan Park por dois dias sem poder andar. (agora descobrimos porque que tem tanta gente oferecendo as massagens nas imediações do parque).
A principal cidade nos arredores do Mt. Warning chama-se Murwillumbah. É pacata e cercada por plantações de todos os tipos, incluindo, frutas e Verduras. A cidade conta com toda a infra estrutura necessária caso o visitante resolva pernoitar por lá. No parque nacional não existem muitas opções, a não ser um excelente Camping e Caravan Park, e algumas pousadas. Produtos de Supermercado devem ser comprados na cidade, ou trazidos de fora. Murwillumbah até alguns anos atrás, era ponto de passagem de grande parte do tráfego entre Brisbane e Sydney, porém com a nova Freeway passando ao largo, tornou-se um recanto com excelente potencial turístico, devido a beleza da cidade, bons hotéis e restaurantes. Na estrada para Murwillumbah, o "Fruit World", é a grande atração turística. Essa fazenda, reúne frutas e árvores frutíferas de várias partes do mundo, incluindo frutas exóticas e tropicais do Brasil. Paga-se para entrar e vislumbrar os diversos tipos de frutas ainda no pé, com explicações detalhadas de cada uma. A sorveteria no complexo, é sempre lembrada por mim, como os melhores sorvetes de frutas em toda a Austrália.
Passeando pelo Vale em direção a Gold Coast, e chegando na borda da antiga cratera, estão os 4 parques Nacionais: O "Border Ranges", O"Reilly's", "Lamington" e "Springbrook" (esses 3 últimos em Queensland, já que a borda da cratera estabelece a fronteira entre os estados de Queensland e New South Wales). Entre o Lamington e Springbrook, fica o Natural Arch (foto) ou arco da velha para os íntimos. O dito cujo é assim chamado, por ser uma caverna que teve o teto perfurado, por uma cachoeira que cai em seu interior. Durante a noite, um parente dos vagalumes, conhecidos como Glow Worms, iluminam o interior da caverna, fazendo com que o teto pareça um céu estrelado. Também nesses parques, vários mirantes situados à mais de mil metros de altura, proporcionam vistas espetaculares para o Vale e para o litoral. Existem literalmente centenas de quilômetros para caminhadas na mata, todos em trilhas demarcadas e bem sinalizadas. A fauna e flora são exuberantes, e não é raro se deparar com um Wallabi (pequeno Canguru). Pássaros, iguanas, e outros animais, podem ser facilmente observados e muitas trilhas acabam ou passam por cachoeiras espetaculares.
Para o outro lado do Vale em direção a Byron Bay, uma série de lugares interessantes estão nos dois lados da estrada (como a represa da foto ao lado). A estrada sinuosa passa por pequenos vilarejos que parecem parados no tempo. Uma recomendação importante diz respeito a estrada que circunda o Mt. Warning. No mapa, ela aparece como asfalto, mas na prática o dito vai acabando até se tornar quase uma trilha. A nossa equipe passou um susto por lá, com uma Van que não aquentava subir a estrada escorregadia. Não havia lugar para manobrar para voltar. Descer de ré era impossível. Acabamos ficando sem opção a não ser uma manobra perigosíssima, subindo um barranco de ré com a frente para um precipício. Fora essa estrada que é um pesadelo, as outras são boas e tranquilas, e levam à lugarejos bastante interessantes, como Mullumbimby, a Vila Hippie de Nimbim, e a Lismore que é a maior cidade no Norte de N S W, inclusive local para um dos campus da universidade SCU.
Para o litoral, o Vale reserva surpresas espetaculares, com ótimas praias tanto para a prática do Surf quanto para nadar ou pescar. As praias de Fingal, Kingscliff, Pottville, Cabarita (foto), Brunswick Heads, e Byron Bay, são paraísos para a prática de qualquer tipo de esporte náutico. Nos rios e canais navegáveis por pequenas embarcações, tem muitos caranguejos e peixes de todos os tipos e tamanhos. Cabarita e Byron Bay, são consideradas ondas de nível internacional (ambas quebram em point-break para a direita). As demais praias acima mensionadas, têm ótimos beach-breaks e muitas possuem partes abrigadas para banhos com crianças ou família.
Como chegar Lá:
De Brisbane : Pega-se a Motorway 1 para o Sul - Se for para o Lamington, Springbrook, ou O'Reilly,s pegar o acesso aos parques na altura de Nerang na Gold Coast. Pode-se alternativamente, seguir a motorway até o final, e após entrar em New South Wales, pegar o acesso para Murwillumbah.
De Sydney: Após passar por Byron Bay, a próxima cidade será a vila de Brunswick Heads. Logo após, pegar a estrada que sobe para Murwillumbah ao invés da freeway que vai para a Gold Coast.
Onde ficar:
Existe um Camping/Caravan Park na entrada do Mt.Warning National Park. É barato, bastante arborizado, tem uma lojinha de conveniências, piscina, e ótimas cabines de 1 ou 2 quartos para alugar. Alternativamente, pode-se ficar na Gold Coast e fazer um tour de um dia.
Outras considerações importantes:
- Acomodação nos períodos de férias, Semana Santa, ou alta temporada, pode ser problemática. Se estiver viajando nesses períodos, ligue antes para saber se há vagas. Nos demais períodos do ano, acomodação não é problema.
- Ciudado ao dirigir pelo Vale, pois a beleza do lugar provoca "esquecimento de estrada". O melhor é parar o carro quando tiver um visual bonito, pois esses visuais teimam em aparecer em curvas bem fechadas com precipício logo abaixo.
- A subida por estrada através da montanha do Mt.Warning para a Gold Coast, é estreita e bastante íngreme, não sendo recomendada para Veículos pesados ou rebocando trailers.
- Pescar em New South Wales, necessita de licença que é vendida em qualquer loja de pesca ou posto de gasolina.
Os vales ao redor do Mt.Warning |
Lugares Incríveis |
na Austrália |
Tweed |
Valley |